segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Como multiplicar a sua produção de conteúdo de forma mágica


Fala pessoal, hoje eu vou falar sobre multiplicação de conteúdos digitais. Como você pode pegar um conteúdo base, a sua criação principal original e multiplicar ele em vários formatos, em mídias diferentes e, dessa forma, você conseguir ter uma abrangência maior nas diversas mídias online que existem hoje na internet: blog, email, redes sociais.

O curso Seo de Verdade que eu já fiz ensina que tudo que você imaginar onde você possa divulgar o seu conteúdo eu vou falar pra você aqui como que existe essa certa mágica por trás dessa transformação de conteúdo. Bora lá então!

A produção de conteúdo é um monstro de sete cabeças que assusta muitos empreendedores. Quando eles se dão conta de quantos tipos de conteúdo existem e o tempo que produzi-los pode demandar, acham que é impossível acompanhar todas as possibilidades.

É claro que nem todos os negócios precisam investir em todos os tipos de produção de conteúdo, mas ficar preso a uma única opção também não é interessante para manter a sua audiência entretida. A verdade é que você pode usar os conteúdos completos e memoráveis que você já produziu para multiplicar seus materiais e diversificar o que entrega para o seu público, sem perder a qualidade.

E fazer isso é bem mais simples do que você pode estar imaginando. A Multiplicação Mágica de Conteúdo é uma técnica que me possibilita economizar muito tempo, mas sem que isso signifique perda de qualidade.

A MMC, consiste em transformar um conteúdo já existente em outro tipo de material. Por exemplo, você pode transformar um eBook em diversos artigos para seu blog. Ou fazer justamente o contrário, e transformar uma seleção de posts em um material mais completo, como um livro.

Ao organizar o eBook através de capítulos, como se fosse uma reunião de diversos posts, você consegue facilmente cortá-los futuramente. Não significa que a MMC só pode ser feita com eBooks e artigos. Use sua criatividade aqui!

Qualquer conteúdo pode ser multiplicado, sendo possível realizar o crossmedia, ou seja, a transformação de conteúdo entre vídeo, texto e áudio. Porém, materiais mais completos são ideais
para essa multiplicação do conteúdo, pois  é possível quebrar algo maior em diversas partes menores, sem que o material fique fora de contexto ou perca seu valor e profundidade.

O mesmo vale para guest posts e conteúdos para redes sociais. Um artigo em formato de lista, pode virar uma série de postagens diárias, com uma dica por dia, por exemplo. Só tenha a preocupação de manter o mesmo nível memorável em tudo que criar!

Dicas para otimizar produção de conteúdo


Vamos ver um exemplo prático de como você pode transformar um ebook em diversos outros
 tipos de conteúdo em apenas 14 etapas:

  1. Conteúdos mais completos e maiores devem ser estruturados em capítulos ou tópicos, assim é mais fácil dividi-los em outros materiais.
  2. Defina a função de cada capítulo, que tipo de material ele irá se tornar.
  3.  Capítulos que irão se tornar artigos ou guest posts deverão ser estruturados em tópicos e cabeçalhos para ficarem organizados.
  4. Capítulos que serão slides irão precisar de boas imagens e organização para não existirem grandes blocos de texto no mesmo slide.
  5. O capítulo que se tornar um infográfico precisará do design para esse formato de conteúdo.
  6. Capítulos que se tornarão vídeos precisarão de boas imagens e um texto reestruturado para a fala.
  7. Capítulos que se tornarão postagens de redes sociais precisam ser divididos em tópicos com textos curtos adaptados para o post.
  8. O áudio do capítulo que se tornou um vídeo pode ser transformado em um podcast.
  9. O vídeo pode ser editado para se tornar diversos vídeos curtos para postagens em redes sociais.
  10. Crie uma call to action para cada material novo.
  11. Disponibilize um link para acessar o material completo no ebook.
  12. Crie um calendário editorial para liberar as postagens nas redes sociais.
  13. Crie um calendário editorial para liberar os artigos, vídeos e podcasts.
  14. Divulgue seus novos conteúdos e lembre de acompanhar as métricas e resultados de cada um.

Dicas e Cuidados

Confira dicas e cuidados que você deve ter ao tentar otimizar sua produção de conteúdo.

  • Cuidado para que o material não fique fora de contexto ou perca seu valor e profundidade.
  • Cuidado para não publicar somente materiais em torno do mesmo conteúdo e tornar suas publicações tediosas.
  • Conteúdos que usam dicas e estatísticas são ideais para transformarem-se em séries de posts em redes sociais.
  • Slides que já tem boas imagens são uma boa base em que você pode gravar a tela e criar um vídeo.
  • Você pode tanto postar esse vídeo no YouTube quanto pode fazer um webnário com base nesse mesmo material.
As possibilidades são as mais diversas. O corte de conteúdo é uma arte passível de ser explorada muito além do que abordamos até agora. Quanto mais cortes você pretende fazer, maior deve ser seu conteúdo, assim como melhor deve ser a estrutura (hierarquia) e organização dele.

Muito bem esse foi o nosso artigo mostrando estratégias para você multiplicar o seu conteúdo nesse formato digital. Espero que você tenha curtido. Aguardo você então no próximo artigo.

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