Confira as instruções e saiba o que é necessário para cancelar Bilhete Único
O Bilhete Único é um serviço da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo dinamizar o transporte público, fazendo com que os cidadãos embarquem com mais rapidez e até que fiquem mais protegidos, uma vez que precisarão andar com menos dinheiro para pagar as passagens.
Além de poder abrir mão de andar com dinheiro, os usuários podem optar pela integração, com a qual eles economizam se embarcarem em determinado período de tempo.
Fique sabendo neste artigo o que você precisa fazer para pedir o cancelamento do Bilhete Único.
Como funciona o Bilhete Único
O Bilhete Único consiste em um cartão plástico, como o cartão de crédito, cujos passageiros colocam no leitor das catracas de ônibus; elas são liberadas, então, para que eles passem.
No caso da integração, há algumas linhas que permitem que o passageiro embarque de graça por até uma hora: cada pessoa pode embarcar em quatro linhas gratuitamente em um período de 60 minutos.
Esse serviço é indispensável para quem precisa estudar ou trabalhar e tem de trocar de ônibus durante o trajeto. Aliás, toda a população paulista (e não somente os estudantes) pode requisitá-lo.
Tipos de cartões do Bilhete Único
A opção de cancelar Bilhete Único é disponibilizada o tempo todo aos usuários de qualquer tipo de cartão.
Inclusive, o Governo do Estado de São Paulo tem diversos cartões de embarque, de acordo com o tipo de trajeto que o cidadão faz e a sua atividade (para os estudantes, há uma opção diferenciada).
Bilhete Único Comum
O Bilhete Único Comum é a versão recomendada para os cidadãos que utilizam metrô/CPTM, ônibus, Expresso Tiradentes e micro-ônibus.
Todas as pessoas podem adquirir esse bilhete específico apresentando CPF e RG; nesses mesmos postos de venda, também dá para recarregá-lo.
O valor inicial do Bilhete Único Comum é de R$ 25,80, com a quantidade mínima de créditos inclusa.
Vale transporte
Essa forma de Bilhete Único só pode ser oferecida pelos empregadores. Estes fazem recargas periódicas com o valor que o seu funcionário utiliza para se deslocar ao trabalho diariamente.
Mãe Paulistana
Esse é um Bilhete Único apenas para as mulheres grávidas e serve para todos os tipos de transporte.
Contudo, a mãe precisa se cadastrar na Unidade Básica de Saúde e no Programa de Proteção à Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.
Bilhete Único para estudantes
Com o Bilhete Único para estudantes, a pessoa paga somente metade do valor da passagem e pode embarcar em metrô/CPTM, ônibus, Expresso Tiradentes e micro-ônibus.
No entanto, ele só é autorizado a pessoas que estudam a um quilômetro ou mais de distância da sua casa.
Bilhete Único Especial
O Bilhete Único Especial é emitido para cidadãos com deficiências físicas, para os que possuem idade igual ou superior aos 60 anos, gestantes e obesos.
Quando é recomendável cancelar o Bilhete Único?
Cancelar o Bilhete Único é uma opção em diferentes casos, como quando o cidadão não mora mais em São Paulo, não está mais gestante e nem possui recém-nascido, não é mais estudante, não está mais obeso, não trabalha mais em determinado lugar ou foi furtado/roubado.
Há até mesmo as pessoas que cancelam o Bilhete Único porque estão mais habituadas a utilizar dinheiro e, por isso, esquecem o cartão em casa frequentemente.
Outra razão para os cancelamentos é problema na recarga, tornando obrigatório que o indivíduo faça um novo cartão.
Como cancelar o Bilhete Único
São liberados dois telefones com os quais o usuário pode cancelar seu Bilhete Único:
- 0800 0550121 para quem não estiver na capital paulista;
- 156, para quem estiver na capital paulista.
Para o cancelamento, é preciso que o próprio usuário do cartão ligue e forneça a identificação do Bilhete Único.
Se possível, é indicado cancelar apenas quando os saldos já acabaram; caso contrário, deve-se perguntar ao funcionário da SPTrans sobre a restituição do valor de créditos disponível.
No caso do Bilhete Único de Vale Transporte, o cancelamento precisa ser realizado pelo empregador.
Nesse caso, a restituição de créditos não-utilizados vai para a empresa, uma vez que ela, efetivamente, que estava realizando as recargas.
Como falar com a SPTrans
O cancelamento de qualquer tipo de Bilhete Único é fácil, e o cidadão tira dúvidas nos postos de recarga e na central da SPTrans.
Basta telefonar para 156. A pessoa que quiser tratar pessoalmente pode ir ao seu escritório, na Rua Boa Vista, n° 236, no Centro.
Os usuários do transporte público paulista não ficam proibidos de fazer um novo Bilhete Único posteriormente.
Todavia, é sempre possível que a prefeitura de São Paulo faça mudanças nas regras desse bilhete de transporte e a pessoa em questão precisará informar-se sobre elas.
Em 2019, por exemplo, a SPTrans determinou que o novo valor para a segunda via seria de R$ 30,70. Além disso, as fraudes com o Bilhete Único poderão render 24 meses de detenção.
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