quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Como cancelar pedido no iFood

Sair para comer em restaurantes não é mais a atividade favorita das pessoas quando se trata de alimentação.

Agora, a maior parte dos consumidores tem preferência por comprar comida pelo aplicativo iFood e degustar em casa ou no trabalho, com os seus parentes e amigos.

Realmente, esse é um modo mais confortável de aproveitar uma boa refeição, mas, se você mudar de ideia, pode cancelar.

Veja neste artigo o que você precisa fazer para cancelar pedido no iFood.

Como cancelar pedido no iFood

Cancelar pedido errado no iFood

A prática de cancelar o pedido do iFood é algo frequente, especialmente por causa dos possíveis erros na hora do pedido.

A razão é que, para quem não está habituado a usar esse aplicativo, a forma de selecionar a comida desejada pode ser um pouco confusa.

Ao comprar lanche fast food, por exemplo, não é suficiente escolher o lanche porque não se trata de um combo, como pode parecer; assim, as batatas precisam ser pedidas separadamente no item “acompanhamentos”.

Muitas vezes, porém, o consumidor só descobre isso depois que faz o pedido e, solicitar os acompanhamentos de forma separada acaba não valendo a pena porque será preciso pagar duas taxas de delivery.

Por isso, é comum que se escolha o cancelamento.

Por outro lado, os usuários do iFood não costumam cancelar devido à demora, porque na maior parte das vezes, os pedidos chegam ao cliente até antes do que é estimado no aplicativo.

Como cancelar pedido no iFood online

Cancelar o pedido no iFood é um pouco trabalhoso, mas essencial para que você não receba uma refeição que não quer mais e ainda tenha de pagar por ela.

Navegando pelos menus básicos do aplicativo, não se encontra a opção de cancelamento, mas isso é proposital: ela está em uma aba ligeiramente escondida.

Além disso, para que o pedido no iFood seja mesmo cancelado, você precisará ligar para o restaurante.

Vale dizer: não basta só ligar ou só solicitar o cancelamento via app.

Para que a refeição realmente não seja entregue, você precisará usar as duas etapas.

Para cancelar pedido no iFood online:

  • Com o pedido confirmado, clique em “Escolher forma de pagamento”;
  • Clique em “Fazer pedido” e espere que a opção “Realizado” fique ativa;
  • Clique em “Ligar para o restaurante”;
  • Explique que deseja cancelar o pedido;
  • Depois, no app, selecione “Cancelar pedido”;

Não se preocupe pelo fato de o status do pedido estar em “Realizado”: isso não significa que a refeição já está pronta, mas apenas que o restaurante já avaliou que está tudo correto e começará a preparação.

Cancelar pedido no iFood depois de confirmado

Não é possível cancelar o pedido no iFood depois que a refeição já está com o motoboy para a sua entrega.

Se você mudar de ideia e não fizer o cancelamento do pedido nas etapas anteriores, precisará ficar com a comida e, claro, efetuar o pagamento de acordo com o preço do aplicativo.

De fato, é justo que o restaurante exija o pagamento em condições assim porque a refeição que foi preparada para aquele pedido não poderá ser reaproveitada em outro e, assim, representa um prejuízo.

Assim, vale lembrar: você poderá cancelar o pedido no iFood até o momento em que o pedido está confirmado.

Cancelar pedido no iFood depois que o pedido chegou

Esse tipo de situação seria mais comum se o cancelamento ocorresse apenas via aplicativo: poderia ocorrer o chamado bug e a desistência do cliente não ser registrada.

Entretanto, como também é preciso falar com o restaurante, esse tipo de engano não é frequente.

Mesmo assim, se você cancelar o pedido no iFood e o entregador chegar com a refeição mesmo assim, mostre a ele a tela do aplicativo confirmando o cancelamento.

Além disso, anote o nome do atendente do restaurante com o qual tratou do cancelamento.

Geralmente, o motoboy retorna ao restaurante com a refeição não entregue sem fazer muitas objeções.

Se, no entanto, esse entregador disser que precisa do dinheiro da entrega, ligue pata o restaurante na presença dele para confirmar que o pedido, de fato, foi cancelado previamente.

É possível até mesmo que o restaurante deixe o pedido com o cliente de graça como compensação ou que este ganhe um pedido futuro com desconto.

Cancelar pedido no iFood: restaurante não atende

Cancelar pedido no iFood: restaurante não atende

Alguns clientes ficam atentos somente ao pedido, mas é fundamental observar de qual restaurante ele virá: assim, é possível procurar o contato dele fora do aplicativo, caso haja algum problema com a plataforma.

Assim, se você fez um pedido, decidiu cancelar, clicou em “ligar para o restaurante” e não foi atendido, a melhor opção é ligar fora do aplicativo.

Se o local tem WhatsApp para atendimento dos clientes, vale a pena usar e descrever exatamente o pedido a ser cancelado.

O post Como cancelar pedido no iFood apareceu primeiro em MegaContador - o melhor contador de visitas para sites e blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.