Uma grande parcela de brasileiros já precisou ou um dia irá precisar dos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Pensando nisso, para saber como dar entrada no requerimento para receber o auxílio, é muito importante conhecer cada etapa do processo.
O Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido como INSS, é um departamento do Governo Federal responsável pelo gerenciamento e distribuição de benefícios sociais à população.
Se você pretende dar entrada no procedimento para conquistar o benefício é importante saber o que é a carta de concessão, qual sua funcionalidade e como consultá-la.
Em linhas gerais, ela é o documento que contém todas as informações a respeito do auxílio recebido pelo cidadão.
Dessa forma, a carta de concessão é o que confirma a data, a forma do pagamento, o valor oferecido e o número do benefício.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo e descubra tudo o que você precisa entender a respeito da carta de concessão.
O que é a Carta de Concessão do INSS?
O INSS cobre diversos benefícios que oferecem auxílio ao trabalhador em momentos de necessidade, como doenças, acidentes ou mortes.
Sendo assim, para conseguir fazer parte dos beneficiados, o cidadão deve, além de contribuir com o instituto, passar por algumas etapas de verificação dos critérios do auxílio.
Uma dessas etapas é a carta de concessão. Segundo o INSS, a carta é o documento que consta as informações sobre o benefício, como cálculo do valor, banco responsável, número do benefício, data do requerimento, entre outros.
Em suma, esse documento é o registro do benefício, por meio do qual tanto o segurado quanto o instituto conseguem visualizar as informações mais importantes relacionadas ao auxílio.
É através da carta de concessão que o trabalhador tem acesso à aprovação do benefício, seja aposentadoria ou salário maternidade.
Para que serve a Carta de Concessão?
Como dito anteriormente, a carta de concessão é o documento de registro do benefício. Dessa forma, ela é fundamental para o cidadão, o qual consegue acessar informações importantes a respeito do auxílio.
A carta de concessão, de forma geral, serve para registrar o benefício concedido ao segurado.
Assim, o documento atua como uma maneira de verificação do cálculo feito, além de poder ser utilizado – em caso de solicitações indeferidas – como prova para uma reclamação ou até mesmo processo judicial.
Veja como consultar a Carta de Concessão do INSS
O INSS oferece algumas maneiras para que o cidadão tenha acesso à carta de concessão.
Com base nisso, ao sentir a necessidade do benefício, seja para a indenização de acidentes ou para o auxílio durante a gravidez, por exemplo, o cidadão pode optar por ir até uma agência física do instituto ou por consultar a carta de concessão pela internet.
A maneira mais fácil de consultar é através do site do Meu INSS, portanto, para acessar o documento, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site Meu INSS;
- Faça login na plataforma;
- Ao entrar na área do segurado, procure a opção referente à carta de concessão e a selecione;
- Caso o usuário já tenha recebido algum benefício do INSS, irão aparecer opções referentes aos auxílios, então é preciso clicar no benefício desejado. Assim, o sistema irá realizar o download automático da carta de concessão;
- Feito isso, acesse o documento baixado no seu dispositivo e pronto! Assim, a carta de concessão estará disponível para a consulta a qualquer momento, diretamente na tela do seu computador ou smartphone.
Documentos necessário para consultar a Carta de Concessão
A consulta da carta de concessão pode ser feita tanto pela internet quanto em agências físicas do instituto. Dessa forma, a documentação pode variar de acordo com a maneira escolhida para a consulta.
Pela internet, o único documento necessário é o CPF do segurado – que é utilizado para realizar o login na plataforma.
Por sua vez, nas agências do INSS o cidadão deve ter em mãos, ao menos, um documento original com foto, seja a carteira de identidade, a carteira de habilitação ou o passaporte.
O que fazer caso o benefício seja negado pelo INSS na Carta de Concessão?
Como já dito neste artigo, o trabalhador passa por algumas etapas para conseguir o benefício do INSS. Assim, às vezes, algum critério necessário pode acabar vetando o auxílio do cidadão.
Nesses casos, quando o benefício é negado na carta de concessão, o trabalhador pode recorrer à decisão, a fim de conseguir o auxílio solicitado.
Para isso, é necessário ter todos os documentos utilizados no requerimento, além da carta de concessão, a fim de dar entrada na revisão da situação do benefício.
Com isso em mãos, o cidadão deve entrar em contato com o INSS através do telefone 135, ou ir até um posto de atendimento do instituto para solicitar uma nova avaliação do pedido.
E aí, entendeu a importância carta de concessão agora?
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